A cidade de Maragogi é parte da região conhecida como Costa dos Corais. O apelido “Caribe Brasileiro” muito se deve à tonalidade das suas águas, mas eu diria que o charme de Maragogi fala por si só e supera comparações.
Os passeios de buggy e as piscinas naturais atraem gente do Brasil todo e de fora. Além disso, a região tem ótimos pontos de mergulho! Dá pra fazer um roteiro muito bom incluindo passeios e bons momentos na praia no tempo que você tiver disponível.
Como se não bastasse, a localização de Maragogi é privilegiadíssima: entre Recife e Maceió, a uma distância parecida de cada uma das capitais.
Listei o principal sobre o que fazer em Maragogi e deixei mais dicas no final, incluindo onde se hospedar, onde comer e as épocas de eventos importantes em Maragogi. Vem ver:
- Praias de Maragogi
- Piscinas Naturais
- Passeio de buggy
- Mergulho
- Beach Club em Maragogi
- Mirante do Cruzeiro
- Povoado de São Bento
- Festivais em Maragogi
1. PRAIAS DE MARAGOGI
Que Maragogi tem praias lindas você já sabe. Mas para quais você vai?
Adianto também que a cor da água pode ser alterada por alguns fatores, especialmente chuvas, o que não retira a beleza das praias, ok? Ela tem muito mais a oferecer.
Para te ajudar a decidir quais delas você quer conhecer, separei 10 de praias em Maragogi:
1.1 PRAIA DE ANTUNES
A Praia de Antunes fica a 7 km do centro da cidade e é a mais famosa de Maragogi. Por conta disso, ela é bem disputada, mas também tem estrutura para receber os muitos visitantes.
A maré baixa permite que se caminhe até os corais. A água rasinha e azul torna o cenário lindo, mas não exatamente paradisíaco porque sempre tem gente por lá. O dia em que eu fui estava até tranquilo, mas acho que foi sorte a minha.
Por lá, você consegue achar bares mais estruturados que cobram day use, e outros mais improvisados.
Acho que apesar da possibilidade de encontrar a praia cheia, vale a pena ir. A cor da água é capaz de conquistar qualquer um!
Dica | Se você estava querendo saber onde ficam os famosos coqueiros que estão curvados em direção ao mar, encontrou – eles ficam na Praia de Antunes e rendem fotos maravilhosas.
1.2. PRAIA PONTA DE MANGUE
A Praia Ponta de Mangue é a clássica praia de areia branca cercada por coqueiros. E sim, lembra muito o Caribe mesmo. É um pouco mais tranquila do que a Praia de Antunes – e acho que nem foi sorte a minha, dizem que ela costuma ser calma sempre.
A Praia Ponta de Mangue é a definição ideal de “Caribe Brasileiro” Foto: MTurdestinos / Flickr
São cerca de 15 minutos a partir do centro de Maragogi, e apesar de não haver tanta estrutura, há bares, quiosques e restaurantes por ali.
1.3. PRAIA DE XARÉU
A Praia de Xaréu vai agradar mais quem gosta de praias quase desertas. Ela fica a cerca de 8 km do centro, e costuma ter mais gente apenas aos finais de semana.
São menos serviços disponíveis, e para passar um dia lá, você vai precisar levar comida, água e, de repente, até cadeirinhas e tudo mais. Não é que não tenha restaurantes! É que eles ficam um pouco mais longe da praia mesmo.
Eu gosto muito dessa. A visitaria facilmente em todas as minhas idas para Maragogi.
1.4. PRAIA DE MARAGOGI
A Praia de Maragogi fica no coração da cidade. Não é muito utilizada para banho, mas tem uma paisagem bonita. Costuma ser o ponto de partida dos passeios de barco, e vários ficam ancorados ali.
Só que é uma praia que está ali no centro, onde tudo acontece. Infelizmente senti que o boom do turismo desorganizou um pouco a região, e não achei que o descarte de esgoto estava sendo feito da melhor forma.
Acredito que pelo implemento de novos hotéis, acomodações e restaurantes, é necessário ter mais rigidez por ali. Além disso, houve momentos em que eu senti falta do sossego que nos é prometido numa viagem a Maragogi.
1.5. PRAIA DE PEROBA
A Praia de Peroba é tranquila e limpinha. Fica a aproximadamente 10 km do centro. Muita gente a considera a melhor de Maragogi, e ela está no meu ranking também.
Tem alguns restaurantes ao redor, mas principalmente pousadas. A água não é tão translúcida nessa parte, e talvez por isso não seja mais famosa ainda.
É a última praia, ao norte de Maragogi e fica a, mais ou menos, 10 minutos de carro do centrinho.
1.6. PRAIA DE BARRA GRANDE
A Praia de Barra Grande merece um grande destaque! A maré baixa forma o chamado Caminho de Moisés – o fenômeno acontece na maré baixa, quando o banco de areia fica aparente e forma um caminho mar adentro.
Quanto mais baixa a maré, mais visível é o banco de areia. Por conta disso, é imprescindível consultar a Tábua das Marés. As piscinas naturais ficam bem perto, e vou falar sobre sobre isso no próximo tópico.
Ah, e o cenário acaba tendo bastante barco, porque muita gente vai para Barra Grande de bate e volta. Além do mais, gostei de ficar em alguns restaurantes pé na areia por ali!
1.7. PRAIA DE BURGALHAU
Uma opção pertinho do centro de Maragogi, a Praia de Burgalhau quase sempre está tranquila.
Além de não ser lotada, o mar é calmo e as ondas são leves. Perfeita para quem quer tomar um banho e curtir a paisagem na maior paz do mundo.
Dica | Já viu fotos de pessoas que visitaram Maragogi e tiraram fotos em um buggy no meio de um coração feito de cocos?
Pois essa é a Praia de Burgalhau. A dica é pedir para o bugueiro fazer essa foto sua, caso você esteja fazendo esse passeio, porque eles têm o jeito de fazer a foto ficar um sucesso.
1.8. PRAIA DO DOURADO
A Praia do Dourado tem corais lindos e também não é muito movimentada. Vi muitas pessoas com caiaques e praticando windsurf!
São poucos ambulantes, então, se você estiver por lá e estiver longe do seu hotel, leve seu cooler e alguma comida!
Eu passei algumas horas lá, e fiquei com vontade de ficar mais tempo. É tudo limpinho e eu me senti muito segura. É uma praia muito gostosa, recomendo muito.
1.9. PRAIA DO CAMACHO
Já a Praia do Camacho costuma ser mais frequentada por locais (assim como a Praia de São Bento, que vou falar logo em seguida). O clima é bem familiar e tranquilo.
Muita gente passa por ela nos passeios de buggy. É uma área com algumas boas pousadas e hotéis.
Também tem o estilo clássico de praias gostosas – areia fofinha, coqueiros e água quente.